sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Foro Romano sem chuva

Quem acompanhou o blog de 2008, talvez lembre que visitamos o Foro Romano debaixo de chuva (tinha começado a chover quando ainda estávamos no Coliseu). Hoje (04/10/2013) o dia esteve sensacional, a maior parte de tempo com sol, mas nada exagerado.



Dentro do Coliseu
Mas vamos ao relato do dia. Devido ao sono atrasado, acordamos aí pelas nove. Depois do rápido café cosi cosi do Residenze dei Quiriti, saímos para pegar o metro em direção ao Coliseu. O Roma Pass funcionou perfeitamente, e após poucas estações e uma mudança de linha, rapidamente chegamos. Acho que nunca vi tanta gente junta tentando visitar um local. Multidões atarantadas. Mas aí veio a grande vantagem do Roma Pass: quem o possui não precisa entrar em filas, tem acesso direto (mais ou menos, porque mesmo assim ainda teve fila - sem falar nas manadas...).
O Arco de Constantino visto de dentro do Coliseu
Já aconteceu antes, e vai acontecer de novo: vou ser repetitivo. O Coliseu é de deixar qualquer um de boca aberta. Que coisa! Você vai circulando impressionado por tudo aquilo, e ainda é surpreendido por vistas sensacionais ao passar pelas aberturas dos arcos da estrutura: aqui você vê o Arco de Constantino, ali o Palatino, logo depois o monumento a Vittorio Emanuele II no meio dos cedros e oliveiras. No mínimo, sempre vai existir uma cúpula de uma igreja qualquer - Roma deve ter mais de 365 igrejas - não parei para contar.
Dentro do Foro Romano




Basílica de Constantino e Maxêncio
Saindo do Coliseu, fomos até o Circo Massimo. Em termos de atração, foi mesmo o Circo Minimo. Hoje não passa de umas poucas ruínas (em restauração, como meia Roma). O vale onde ficava a pista, está coberto de mato e mais parece um terreno baldio. Conclusão: 600 metros de caminhada à toa. Voltamos para entrar no Palatino (mais uma vez sem fila com o Roma Pass). Aí sim, tudo é máximo, colossal, monumental! Na sequência, e no mesmo grau de grandiosidade, circulamos pelo Foro Romano. No final da visita, entramos na Curia, o antigo senado romano, que foi reconstruído. Lá tivemos uma bela surpresa (principalmente a Fátima): além do piso original e vários afrescos, há uma mostra de dois aquarelistas do início do século 19 (Simone Pomardi e Edward Dodwell) retratando várias cenas gregas e romanas. Coisa para se admirar!
O Arco de Sétimo Severo ao fundo

Quando nos demos conta, já era mais de duas horas. Subimos as escadarias até a Praça do Campidoglio e fomos almoçar na cafeteria dos Museus Capitolinos. Antigos frequentadores deste espaço hão de lembrar do comentário sobre o barulho do local. Continua o mesmo. Desta vez fomos um pouco mais espertos e almoçamos na área externa, servida por garçons (dentro é self service). Ambiente muito mais tranquilo e agradável, com vista para no mínimo umas 20 cúpulas (haja igreja).

Como temos feito nessa releitura de Roma, visitamos os museus, nos detendo apenas nas atrações principais, tais como a estátua equestre de Marco Antonio (Michelangelo), a Medusa de Bernini e a Loba com Rômulo e Remo.


Aestátua equestre de Marco Antonio
O tempo voa. Hoje à noite ainda temos o balé Coppelia na Teatro della Opera di Roma. Não podemos chegar tarde no hotel. Descemos pela escada projetada por Michelangelo em direção à Igreja de Santo Inácio de Loyola. Uma rápida visita (é impressionante o domo "falso": dá a perfeita impressão de profundidade, como se realmente estivesse lá). Próxima parada: Panteon. Novamente muita gente. Em poucos minutos estávamos "prontos". A seguir, Igreja de San Luigi dei Francesi, a preferida do Papa. Antes de chegarmos na Piazza Navona, tentamos de novo visitar a Igreja de Santo Ivo alla Sapienza. Fechada.Pelo menos desta vez deu para entrar no pátio interno. Quem sabe na próxima de para entrar na Igreja.
Praça interna da Santo Ivo

Última parada desta tarde: Piazza Navona. Lá já não era apenas um mar de gente, mas dois, três, sei lá. Além das pessoas, a praça é cheia de caricaturistas se oferecendo para fazer o retrato de alguém que certamente não é você. Passamos. Vimos rapidamente as fontes, demos um pequeno alô de longe para a embaixada brasileira e pegamos um táxi de volta para o hotel.


A Fonte dos 4 Rios
As previsões estão cada vez mais certas: sete horas da noite estávamos saindo para pegarmos o metro em direção ao Teatro della Opera di Roma. Já vimos teatros mais bonitos (não que esse seja feio, mas...). Subimos aos nossos lugares no 3.° balcão, e pouco depois das oito começou o espetáculo. A Fátima achou um encanto (eu não achei tipo assim um encanto, porque, afinal, não sou tipo assim nenhum ...). Brincadeiras à parte, foi muito bom mesmo. Deu uma vontade louca de estarmos lá com a Bia - teria sido ainda melhor.

Por volta das dez horas da noite e muitos aplausos depois, fomos na garoa atrás de um táxi (e achamos rapidinho...) que nos levaria até o Alfredo Alla Scrofa, onde um Fetuccini Alfredo e um Chianti foram o fechamento ideal de mais um dia inesquecível. Vocês não vão acreditar, mas lá compramos o primeiro presenteda viagem: um saca rolhas para o Seu Joãosinho (só os muito iniciados sabem quem ele é!).






4 comentários:

BZAGONEL disse...

Viva! Que beleza de viagem! Não vão se perder por aí, vamos precisar de vocês em Curitiba pro natal!

Panda Lemon disse...

Que lindos vcs dois! As fotos estão maravilhosas!!! Ei, eu tb queria estar aí com vcs, ia ser muito legal se eu tivesse aí, né? Eu, o Bruno e o Gabi e a Bia! E toda a família, já imaginou se a gente formasse uma dessas manadas? Tiraram foto da medusa?

Ivo disse...

Bruno

Não se preocupe - pode estar ótimo por aqui, mas não iremos nos perder não. Em poucos dias estaremos de volta!

Pandinha linda

Ia ser mais do que legal se vocês estivessem aqui juntos. Aproveitaríamos muito mais!
Não tiramos foto da Medusa. Não pode usar flash e a nossa máquina é meio atrasadinha no tempo e não consegue fazer coisa boa com pouca luz. É uma pena, mas é assim que é...

Beijos do Pai, da Mãe, do Sogrão e da Sogronis

Ana Balbinot disse...

Uma das minhas mais agradáveis lembranças de Roma é justamente o Foro Romano...Aliás, lendo o blog, várias outras lembranças vêem à tona. É muito bom!