sábado, 5 de outubro de 2013

Em Roma também chove - e como!


Ontem fiquei atualizando o blog até mais de 3 da manhã. Hoje não sei ao certo se fui acordado pelo despertador ou pelos trovões e pela chuva intensa. O fato é que aí por 09:30 estávamos saindo do hotel, ainda debaixo de chuva, embora não mais uma tempestade. O destino era a Galleria Borghese, onde tínhamos horário marcado para as 11 horas. A Fátima trouxe uma sombrinha, que não estava se mostrando suficiente para proteger a ambos. Um doce para quem adivinhar a salvação - não tínhamos andado nem 3 quadras quando apareceu o primeiro vendedor de guarda-chuvas. Compramos um "só para mim" e fomos até o ponto de ônibus - que não era coberto! Esperamos uns quinze minutos até que o 490 apareceu. Logo estávamos na Villa Borghese. Uma caminhada de uns 10 minutos pelo parque, já com a chuva bem mais amena, e chegamos na Galleria. Retiramos nosso ingresso (previamente comprado pela internet - você só tem acesso ao Museu com reserva antecipada) e pouco antes das onze fomos liberados para entrar.
Em frente à Galleria Borghese
O Rapto de Proserpina de Bernini
A entrada na primeira sala é mais do que impactante. Você dá de cara com o Rapto de Proserpina de Bernini. Que coisa! Como você pode ver bem de perto, te impressiona mais do que a Madonna ou Moisés de Michelangelo. Não é permitido fotografar, mas creio que estou sendo justo com Bernini ao colocar essa foto que peguei na rede... A coleção da Galleria Borghese é uma apoteose de Bernini's! Como atrações "secundárias", você vê alguns Caravaggios's, Tiziano's e Rafael's... Lembrem-se que isso tudo era uma coleção particular!
Terminada a visita, tomamos um capuccino (quente, porque o do hotel é frio...) cada um e saímos a pé em direção à Piazza di Spagna. A chuva tinha diminuído, e antes de chegarmos na praça já tinha parado totalmente. Vindo da Villa Borghese você chega "por cima" (no caminho passamos em frente à uma loja de chapéus - a foto é em homenagem à Panda - prestem atenção no brasão), em frente à igreja Trinità dei Monti. De lá você vislumbra não apenas a praça e a famosa scalinata mas também toda a Via Condotti, com suas "lujinhas" tipo Prada, Dior, Max Mara e por aí afora.

Loja Borsalino, de Alessandria
De cima do monte, com a Via Condotti ao fundo
A famosa scalinata, com a igreja acima
Voltaremos
De lá fomos em direção à Fontana di Trevi, parando no meio do caminho para almoçarmos num restaurante com mesinhas assim pra fora chamado l'italia buona. Um panino e uma salada nos revigoraram. Na fonte jogamos a famosa moedinha, tomamos a nossa dose diária de gelato di limone e após alguns minutos levantamos acampamento em direção ao Palazzo Barberini. Além da habitual "coleçãozinha" (Caravaggio, Rafael, Ticiano, ...), o ponto alto é um afresco de Pietro da Cortona no teto do Gran Salone. Deitamos nos bancos para melhor apreciarmos a obra, que tem efeitos ilusionistas de cair o queixo. Descemos pela escada de Bernini (sempre ele) e fomos até os jardins, cheio de mato, sem flores. Acho que até o Josué cuidaria melhor! Não posso também deixar de mencionar a sala ovale, que ... é ovale, só isso.

Próximo passo (aliás, muitos...) - subir a Via delle Quattro Fontane até a esquina onde ficam as... quattro fontane! Uma em cada canto do cruzamento (feias e sujas, ou sujas e feias, não decidimos ainda). De lá, descemos até a Piazza Barberini (onde não vimos a Fontana del Tritone - de Bernini - que está em restauração atrás de tapumes), pegamos o metro e voltamos para o hotel.
Uma das quatro fontes
Após um bom descanso, saímos para o nosso compromisso noturno de hoje: jantarmos com o Padre Ricardo. Para poucos: marcamos encontro no obelisco da Praça de São Pedro, onde tivemos duas emoções - rever o grande amigo e apreciar a Basílica iluminada. Seguindo sugestão do "anfitrião", fomos jantar num restaurante lá perto chamado Borgo Nuovo. É o restaurante de escolha dos Papas, antes de virarem Papas. Compreensível: bom, bonito e barato. Depois de quase 3 horas de papo que passaram muito rápido, voltamos para o hotel e cá estou a atualizar o blog. Boa noite a todos.
Fátima, Pe. Ricardo e o Vaticano

9 comentários:

BZAGONEL disse...

Fenomenal! E terminar o dia jantando com Pe. Ricardo, melhor ainda! Espero que tenham mandados abraços da Carolina do Norte. Beijos pros dois aventureiros!

BZAGONEL disse...

Esqueci de comentar a apalpadinha na coxa da gatinha. Li outro dia que é uma das esculturas mais legais de ser ver ao vivo. Um dia eu chego lá e vejo com os próprios olhos!

Panda Lemon disse...

Faço minhas as palavras do Bruno: fecharam o dia com chaves de ouro jantanto com o Padre Ricardo! Que delícia de passeio, mesmo embaixo de garoa, sob o mesmo guarda-chuva!

Baci mi cari suoceri!

Panda Lemon disse...

Esqueci de agradecer a homenagem! Obrigaduuu!

Ivo disse...

Bruno e Panda

Uma das primeiras coisas que o Pe. Ricardo nos perguntou foi sobre vocês. Ficou muito feliz de saber que estão muito bem e treinando intensivamente para o primeiro netinho (olha a pressão aqui...).

Um dia viremos aqui todos juntos, não só para ver a apalpadinha na coxa da gatinha, mas inclusive para comprar um chapéu para a Panda na Borsalino.

Beijos do Sogrão/Pai e da Sogronis/Mamis

hay_graphiks disse...

Fatima e Ivo!
Que bom que vcs decidiram continuar o blog da viagem anterior... Fatima espero que vc tenha feito um desejo em especial na Fonte de Trevi, tipo... tomara que o calendário saia de uma vez!!! estamos precisando urgente de votos assim.
Estava pensando em vocês hoje ainda enquanto estava brincando de jardineiro... pensei nos lindos jardins espalhados pela Itália, devia ter mostrado os filmes... esqueci!!! Mas tenho certeza que sabem exatamente onde ir e o que ver... e lembrem... nada de Auto Estrada, os caminhos estreitos pelas cidadezinhas são os mais belos.

DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A presença distante das estrelas!
Mario Quintana

Beijos,
Hay

bea disse...

Oi compadres! que legal fazer um blog da viagem! Esta viagem cultural é única! Aproveitem muito e pratiquem o italiano! Baci

Ivo disse...

Hay

Sempre sábio nas tuas palavras. Como é bom ter um amigo assim.

Comadre
Estamos praticando! Continue acompanhando e comentando - é sempre bom ouvir das pessoas queridas.

Beijos a todos

Ana Balbinot disse...

Muito legal rever velhos e queridos amigos, mas em Roma, cá pra nós, é beeeeeeeeeeem mais legal!
Esta é rapidinha porque estou louca pra voltar ao blog e ler as próximas...