sábado, 12 de outubro de 2013

Dia de Francisco - mesmo com chuva.


Amanheceu um dia tenebroso. Forte chuva. Esperamos até depois do café para ser ver amainava, mas nada. Tive que ir até o estacionamento para buscar nossos guarda-chuva e sapatos mais adequados para a nova situação. Devidamente equipados, saímos para a visita à basílica. Assisi está sendo invadida por hordas de peregrinos barulhentos, andando quase sempre em manada e na sua maioria italianos mesmo. Um nítido reflexo do carisma que Francisco está mostrando na condução da igreja. Em 2008 era muito menos gente.
A Basilica meio que perdida na névoa

Sumiu a Basilica

A Basilica di San Francesco é dividida em três níveis. Começamos pelo "inferior", que é inferior apenas por estar no nível de baixo, porque é muito mais bonita do que a "superior", uma igreja muito maior. Além do mais, é da inferior que você tem acesso a um nível mais abaixo, a cripta de São Francisco, onde o santo está enterrado. A basílica contém um dos melhores conjuntos de afrescos da Itália, com obras de Giotto, Lorenzetti e Martini. Os da igreja inferior estão magnificamente conservados, os da superior nem tanto, talvez até como resultado ainda do terremoto de 1997 que destruiu parte do teto da igreja.
O restaurante do jantar de ontem


 
Saímos da basílica e a chuva já tinha parado, mas tinha descido uma neblina muito intensa, que durou praticamente até o fim de nossa visita em Assis. O destino agora era a Basilica di Santa Chiara. No caminho paramos no Templo di Minerva, com sua fachada estilo grego. Em seguida, numa pequena igreja onde terminava um casamento, construída ao lado do local onde era a casa dos pais de São Francisco. Chegamos em Santa Clara onde conseguimos entrar por literalmente 15 segundos: entramos e cruzamos com a pessoa que estava indo fechar a igreja ao meio dia. Na saída da igreja, uma plaquinha indicava uma casa como o local da prima gioventú di Chiara (primeiros anos da juventude de Clara). Fátima espirituosa, vira para mim e diz: aqui é casa da prima da Clara, que a apresentou para Francisco, e deu no que deu.
A Basilica di Santa Chiara perdida no nevoeiro

Um pouco mais "achada"...
Subimos uma pequena lareira e fomos até o Duomo San Rufino. Pensam que acabou? Que nada. Ainda uma passada pela Chiesa di San Pietro, do século XIII, para enfim pegarmos o carro e seguir viagem. Apesar de toda a multidão por lá, Assisi continua sendo uma cidade imperdível. Não apenas pelo aspecto religioso, mas também pela sua arquitetura e capricho.

Tudo muito crapichado

Descemos a colina e paramos na igreja de Santa Maria degli Angeli. Uma igreja enorme, construída sobre a pequena e simples capela onde São Francisco costumava se recolher para meditar e rezar. Ao lado da igrejinha está o local onde o santo veio a falecer. Tudo isso dentro da Santa Maria degli Angeli. O tamanho e suntuosidade dessa igreja certamente não faria parte dos ideais de São Francisco.
a igreja de Santa Maria degli Angelli
Um pequeno aparte: mais um casamento estava terminando quando chegamos. Coitado do noivo, a noiva era una brutta grassa. Descobrimos um belo macete para entrarmos numa festa de casamento italiano. Todos os carros dos participantes tem laços de fita amarrados, e seguem buzinando atrás do carro dos noivos. Da próxima ...

Novamente pé na estrada, agora com destino ao Hotel Seccy em Fiumicino, perto do aeroporto. Um hotel boutique muito charmoso e só um pouco mais caro que o Ibis aeroporto (além do mais o Ibis é mais longe). O hotel fica a poucos quarteirões da foz do Rio Tibre no Mar Tirreno. Conclusão: nos instalamos e fomos dar um passeio até a praia. A praia aqui é muito feia. Se a tua última escolha de praia for Fiumicino, mude de ideia e vá para as montanhas. Encerramos o nosso dia indo até o fim de um quebra mar acompanhando o Tibre, ontem ainda desfrutamos de um lindo por do sol. Na volta para o hotel, paramos num mercado e compramos o nossa econômico jantar de hoje.
A escadaria do Hotel Seccy

Um cappuccino à beira do Tibre

O por do sol na foz do Tibre
 

4 comentários:

Ana Balbinot disse...

HAHAHAHA! Adorei o comentário da Fátima!

Panda Lemon disse...

Ana do céu! E se eu disser que não entendi?! Sogrão, me explica! Perdi a piada. Humf.

Ivo disse...

Ana

Você sabe como ela sempre é espirituosa, então nada mais normal do que isso!

Pandinha

Creio que terei que explicar ao vivo - o texto já explicava, mas se você não captou...

Beijos para ambas

Panda Lemon disse...

Que beleza de fotos! O nevoeiro deixa tudo com aquela aura de sonho!!! Surreal!!! Bjos