quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Dois sonhos realizados - hoje foi dia de Fátima.

Caríssimos, voltei! Tal como a Fátima falou ontem, era hoje que iríamos realizar um sonho de pelo menos 5 anos de idade (desde que estivemos em Milão em 2008): iríamos entrar no Cenacolo Vinciano, o antigo refeitório da Igreja de Santa Maria delle Grazie onde está a Santa Ceia de Leonardo. Horário marcado: 09:45. Não era ainda nem 08:50, nós já de café tomado (um café perfeito, segundo minha dileta esposa, com direito a frutas frescas e croissant salgado), quando a Fátima vira e vamo vamo, já estou ansiosa. Eu pacientemente falei: calma querida, nosso horário é daqui a quase uma hora, e estamos a 2 minutos da igreja (acreditem se quiserem, mas foi nesse tom ameno e conciliador que falei - não sei porque ela ficou meio p da vida comigo - acho que é coisa de mulher...). De qualquer maneira, 09:20 já estávamos com nosso ingresso (reservado dois meses atrás) na mão. Entrou a turma de 09:30 e só sobraram 4 pessoas: nós e mais duas italianas. Sorte, pensei, vamos ter uma visita bem tranquila. Ledo engano. Deu 09:38 e entrou uma manada de japoneses, com um guia que não parava de falar. Mas, no final das contas, não atrapalharam nada. Depois de passar por duas salas de aclimatização, tudo é esquecido quando você entra e vê ao vivo aquela maravilha. Não existem palavras para retratar o que se sente! Não existe reprodução da obra que chegue perto das sensações que você ver ao vivo te proporciona. A perspectiva conseguida pelo gênio te faz ter a impressão de que a obra "entra" na parede! Um fato interessante é que do outro lado do refeitório existe o afresco da Crucificação de Cristo feito concomitantemente por um artista "normal". Tão inexpressiva... Ficamos imaginado o carinha pintado o afresco dele e vendo do outro lado Leonardo executar aquela obra prima. Como ele consegue? devia o cara ficar se perguntando o tempo todo.

Santa Maria dele Grazie

Muito bem. Nossos 15 minutos no paraíso passaram rápido demais. Saída pela "lujinha", aquisição de uma bolinha de Natal para a coleção da Fátima, rápid visita à igreja, check out e pé na estrada. Hora da realização do segundo sonho da Fátima: "passear" num outlet italiano. Vimos alguns na internet, e a conselho do carinha da recepção da Antica Locanda Leonardo optamos pelo Franciacorta Outlet Village em Brescia. Segundo ele, esse era para pessoas "normais" (financeiramente falando...). No final das contas, quem acabou se dando bem fui eu. Da outra vez em Florença, compramos 3 camisas por 99,90 euros (ainda está esse preço) numa loja chamada Camicissima. No outlet, as mesmas 3 saiam por 69,90! Mas a Fátima também fez as suas comprinhas - nada de exagerado, como só ela sabe fazer. O problema é que fui um terrível repórter e não tirei nenhuma foto dela nas compras!

Quando nos demos conta, já era mais de 15:30. Vamos para Bologna! Do caminho ligamos para um hotel indicado pelo guia como sendo bom e barato. Tinha vaga, a 88 euros a noite (o conceito de barato em euros é muito relativo). Ficamos um pouco receosos, mas resolvemos encarar. Foi uma grata surpresa. O Albergo Centrale é classificado como 2 estrelas, mas é muito bom. Tudo muito bem conservado e limpo. O padrão está acima da classificação. Além do mais, fica ao lado do Duomo e das outras atrações principais de Bologna.

Lasagna e Tagliatelli ala Bolognese - a foto não está muito boa.
O japa que tirou para nós não era um bom fotógrafo!
Hora de jantar, acatamos uma indicação do recepcionista do hotel e fomos para o Ristorante da Nello para degustarmos uma lasagna e um tagliatelli alla... bolognese, obvio. Delícia. Um gelato di limone na praça e voltamos para o hotel atualizar o negócio aqui e como se dizia antigamente brucutu prá cama. Até amanhã.

Fatimão e Ivão na Piazza Maggiore

Panda Lemon disse...

Queridos Sogrão e Sogrinha!
Antes de tudo perdona esta nora intransigente. Esses últimos dias da semana foram realmente frenéticos, incluindo um puta show do Buddy Guy que tive que registrar no meu blog, caso contrário perderia o calor da emoção... mas que emoção também a de vcs ver tão de perto esta obra davinciana, a Santa Ceia! Mandaram muito bem! Agora quem está em contagem regressiva para a chegada no Brasil soy yo!!! Faltam 2 meses. E dois meses passam assim! Vupt! Até daqui a pouco. Beijos mil!

Ivo disse...

Pandinha linda

Primeiro, perdoá-la do que? Já vi o post do show do Buddy Guy, e já deixei lá as minhas impressões.

A Santa Ceia é algo que você TEM que ver, não interesse quanto tempo leve até conseguirem. Espero que seja ainda no meu "life time"...

Você tem razão: dois meses passam rapidinho. O pior é que 15 dias no Brasil passam MMMUUUIIITTTOOO mais rápido.

Beijões do Sogrão

Ana Balbinot disse...

UAU! que emoção ver a Santa Ceia assim de pertinho...espero conseguir um dia ver também!

Ivo disse...

Ana

Como já falei para a Panda, TEM que ver! É só você conseguir mais Intertechnes na vida que logo logo estaremos vendo todos nós!

Beijos (no Gafa, abraços)