quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Fatima sozinha em Verona – Tadinha







Tomei café com o Ivo de madrugada só para ser companheira... Às 10h peguei o micro ônibus que o hotel disponibiliza para os hóspedes e fui para o Centro. É longe pra caramba, mas em 20 min. estava lá. Cidade limpa, sem grandes aglomeracões de turistas, linda linda...

Primeiro fui à Basilica de San Zeno Maggiore, um pouco fora do centro e no caminho ja fui ladeando o rio e apreciando o Castelvecchio com sua ponte. San Zeno é o padroeiro da cidade e sua Igreja é muito bonita, a atração principal é a porta de madeira revestida de placas de bronze de 1030 sobre a vida do santo. De cara não vi nada disso e fiquei meio sem graça, mas resolvi entrar assim mesmo, a beleza da porta estava por drentro capicce? Voltei então ao Castelvecchio e à ponte Scaligero. O Castelvecchio, além de bem vecchio mesmo é muito interessante, você anda por dentro dele todo, e passa por um museu com peças romanas e do começo do cristianismo, outro museu belíssimo de arte medieval e principio do Renascimento, principalmente de artistas do Norte. Depois de uma chegada meio trágica ao WC* tomei rumo à Arena, anfiteatro romano de 30 dc. Não é nenhum Coliseum, mas também impressiona, principalmente por ser usado até hoje, estavam desmontando os aparatos da última temporada de ópera. De lá fui à cata da casa da Julieta, Julietata tá me chamando... Todo mundo tirando foto com a mão no peito da Julieta, quis tirar uma com a mão na bunda dela para ser original, mas não achei ninguém com cara confiável para pedir. OK, vamos em frente, cheguei na Piazza Erbe, maravilhosa, cheia de barraquinhas de tudo, frutas, verduras, sanduíches, roupas e bagulhinhos de todo tipo. Acho que me empolguei e saí dali pro lado errado, perdi a Piazza dei Signori com a torre Dei Lamberti e os túmulos dos Scaligeri e cheguei na Igreja de Sant`Anastacia. Estava fechada, e fui para o Duomo, fora o Campanario estar de camisinha (conferir na foto) e a grande atracão que é a Assunção de Ticiano estar fora para restauro, o restante foi ótimo. Parada para recuperação no café mais bonito da viagem, com jardim, passarinhos e delícias...

A Arena de Verona

A casa de Julieta


Reabastecida voltei à Piazza Erbe e achei tudo que tinha passado batido, até subi na torre para deixar o Ivo orgulhoso!


O campanario de camisinha

Verona do alto

O Portão da Piazza Bra

Pena os túmulos estarem em restauro. Depois de Tonadico tomei gosto por túmulos. Como era tarde para o retorno das 16h e cedo para o das 19h resolvi ir até o tumulo da Julieta, mas no meio do caminho tinha um a Coin, tinha uma Coin no meio do caminho...entrei e olhei tudinho, comprei uma camisa para usar amanhã, que a roupa limpa já era e o tempo que eu tinha de sobra também...Peguei o onibus de volta na Piazza Bra. Jantamos no hotel e pra caminha.

2 comentários:

Ana Balbinot disse...

Fátima, mal posso esperar pra ler o seu relato!
Beijinhos da Ana e do Gafa

Ana Balbinot disse...

Adorei! Ivo, a Fátima tem que escrever mais vezes, pois o senso de humor dela é ótimo!
Amei!